A evolução
tecnológica e o aumento significativo do acesso da população Ã
internet mudou totalmente os hábitos e o comportamento social,
obrigando os veÃculos de comunicação a inovar os métodos de
produção da notÃcia e entretenimento. Diferente dos métodos mais
tradicionais, a notÃcia passou a ser transmitida em tempo real e na
maioria das vezes com auxÃlio audiovisual, proporcionando ao público
conteúdos muito mais completos e interativos.
Essa nova versão,
mais profunda e interativa nos meios de comunicação fez com que os
métodos mais tradicionais, como o jornal e o rádio perdessem grande
espaço no mercado, obrigando-os a inovar nos métodos de produção
de conteúdo, incorporando a internet a esta nova fase do
jornalismo.
E com o
surgimento da internet, surgem as redes sociais, que vem se tornando
cada vez mais populares no mundo, abrigando desde a velha guarda até
a esta nova geração. VeÃculos como o Facebook. Twitter, instagram,
snapchat e whatsapp tornaram-se os mais queridos entre o público no
mundo inteiro. Desde então, uma nova porta abriu-se para o universo
jornalÃstico: A notÃcia, que antes tinha o alcance regional, ou nos
casos dos veÃculos de mais sucesso, nacional, agora ganha proporção
mundial, permitindo ao leitor interagir com o jornalista, resultando
em um feedback instantâneo.
Várias
ferramentas são usadas atualmente para facilitar essa interação
entre os métodos jornalÃsticos tradicionais e as redes sociais.
Grandes veÃculos jornalÃsticos usam esta interação como forma de
chamar a atenção do leitor, como por exemplo, a Folha de São
Paulo, que possui conta no Twitter e posta em tempo real links com
trechos das notÃcias mais recentes
O Jornal usa a
ferramenta para chegar mais perto do leitor, trazendo a notÃcia ao
alcance do leitor, sem que ele precise buscar por ela, basta
simplesmente “curtir” a página e ter todo conteúdo.
Já o jornal
Zero Hora apostou no humor dos famosos “memes” para explicar o
processo de Impeachment sofrido pela presidenta Dilma Roussef em 2 de
dezembro de 2015. A Zero Hora aposta numa abordagem muito mais
moderna do que usada no jornal Folha de São Paulo, ela usa uma
linguagem muito menos “séria” e de fácil compreensão . Também
usa o humor para chamar a atenção do leitor, usando uma abordagem
totalmente diferente das dos demais veÃculos, tornando-se um dos
vÃdeos mais acessados da história deste jornal digital.
Com uma conta no
aplicativo Instagram, o site G1.com de domÃnio da Rede Globo de
Televisão usa a predominância audiovisual (caracterÃstica do
aplicativo) como um meio de chamar atenção do leitor. VÃdeos de
ate 40 segundos com trechos de reportagens ou “chamadas” para o
jornal televisivo da emissora. Com pouca escrita e muito conteúdo
visual, com foco no publico que não tem tempo ou não gosta de ler
matérias extensas e está sempre com smartphone ao seu alcance, já
que o aplicativo foi criado especialmente para ser usado em celulares
e smartphones.
Mas independe do
estilo ou ferramenta utilizada, é fato que o jornalismo vem cada vez
mais inovando e buscando novas formas de chegar ao leitor, seja
impresso, online, transmitido via emissora de rádio ou televisão,
levando a informação sempre ao alcance do público.
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